quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

SAÚDE DA PELE NO VERÃO: CONFIRA AS DICAS DE CUIDADOS


Para ajudar você a aproveitar o melhor do verão sem agredir tanto a pele com a ação dos raios ultravioleta, que podem causar queimaduras e até levar ao câncer, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) foi buscar dicas com a dermatologista da rede estadual Telma Lúcia Guimarães Macedo.
Segundo ela, as pessoas devem se cuidar ao máximo nesse período de temperaturas altas, usando chapéus, roupas leves com tecidos mais frescos, filtro solar com fator de proteção acima de 30, cremes hidratantes e produtos calmantes para a pele.
A médica lembra que é importante consultar um especialista, que saberá indicar os produtos mais adequados para cada tipo de pele. Com relação ao filtro solar, ela ressalta que pesquisas recentes mostraram que nem todo produto no mercado possui o fator de proteção solar (FPS) que consta no rótulo, o que é um risco para o consumidor.
“O problema é que as pessoas já não usam o filtro solar na quantidade e na frequência adequadas para promover a proteção contra os raios ultravioletas. A orientação é passar uma camada espessa e repetir a cada duas, três horas, no máximo”, pontua Telma Lúcia. 
Ela destaca que há produtos confiáveis e que possuem, inclusive, substâncias que protegem o DNA da célula e a mitocôndria, reduzindo a deterioração pelos raios ultravioletas.
Telma chama a atenção para o cuidado especial com as crianças, principalmente com as menores, que devem ficar na praia com uma camiseta leve, ajudando na proteção (além do filtro solar, que não pode ser esquecido). “O risco de queimadura e de uma desidratação é grande. Os pais devem ter maior atenção na proteção às crianças para evitar desconfortos maiores”, diz ela.

A médica lembra que hidratar o corpo é importante para manter uma pele viçosa. Portanto, não esqueça de ingerir tomar bastante líquido (água, água de coco, sucos e chás refrescantes para evitar o risco da desidratação). Além disso, é recomendado hidratar a pele após o banho de mar e a exposição solar para ajudar na regeneração mais rápida da pele.
Outra dica da dermatologista é evitar deixar as crianças entrarem em contato direto com a areia, que pode estar contaminada por fezes e urina de animal e provocar doenças.
No caso de aparecimento de micose, bolhas na pele e febre após exposição ao sol, deve-se procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa.





Dicas:
- Reduza o tempo de exposição ao sol e evite o período entre 10 e 16 horas;
- Escolha um protetor solar com um Fator de Proteção Solar (FPS) a partir de 30. Com FPS 30, a maioria das pessoas está protegida por três horas. Mas lembre-se: protetor solar não confere proteção absoluta contra queimaduras ou câncer de pele;
- Aplique o protetor solar 30 minutos antes de se expor. É preciso tempo para que o filtro comece a agir;
- Reaplique o protetor solar quando você permanecer mais de duas horas ao sol, ou quando o filtro for retirado por contato com água ou suor;
- Quem trabalha ao sol deve cobrir-se com calças, camisas de manga comprida, chapéu de aba larga e óculos escuros;
- Proteja-se de superfícies refletoras como areia, neve, concreto e água;
- Use filtro solar até mesmo em dias nublados;
- As sombrinhas de praia devem ser de lona para proteger contra os raios ultravioleta;
- Cuidado ao espremer frutas cítricas como laranja, limão e mexerica durante exposição ao sol. Elas possuem substâncias fotossensibilizantes que provocam manchas e queimaduras.

  • Fonte: Portal do Governo do Espírito Santo
    Por Tamyres Paulino



Nenhum comentário:

Postar um comentário